Santo Aleixo dá sorte
Quem ontem à noite viu este Adro e o espaço, em frente, do Olival Paroquial por certo que não reconhecia o lugar se por ali passasse na manhã deste 2ª-feira, 18 de Agosto.
Não só porque é dia de trabalho, mas também devido a não haver actividades da parte de manhã na igreja e no restaurante da festa. Mas temos este caminhão do Grupo Musical AF, acabado de chegar com aparilhagem para logo animar o encerramento dos festejos de 2014, em honra de Santo Aleixo da Bajouca. Encerramento de que vale destacar a solene Eucaristia de Acção de Graças, às 20h30, concelebrada por três sacerdotes bajouquenses, o Sr. Padre Melquiades, vigario-paroquial; Sr. Padre Isidro, pároco de Regueira de Pontes e de Amor; e o salesiano Sr. Padre José Ferreira Pedrosa, director do Cavaleiro da Imaculada, a presidir.
Também o pároco, Sr. Padre Abel, e o diácono João Paiva, da diocese de Lisboa, tomaram parte activa nesta festiva celebração.
No fim da Missa foi o jantar no restaurante da festa, que a pesar de ser dia de trabalho as mesas encheram-se de apreciadores da boa culinária, com o "carneiro, a feijoada, as febras, o bacalhau e o frango " na preferência dos pratos mais solicitados e a não dar descanso ao pessoal de serviço.
E os imigrantes nesta festa batem o recorde, os nossos e os de mais longe.
Pessoal de serviço que na cozinha tem o mestre Lino nos temperos, em especial no "Carneiro à Bajouca" que faz parte do cartaz das festas bajouquenses e atrai forasteiros vindo de longe a estas festas.
Dezenas de bajouquenses nestes dias trabalham graciosa e generosamente no restaurante para que a boa fama da terra continue em crescente e todos se sintam felizes até aqueles que se limitam a ver a festa e ajudar na mesa... Meia culpa.
Uns na cozinha, outros a servir e outros no controle, o certo é que a comunidade bajouquense dá cartas em unidade e generosidade. Por isso é conhecida e admirada, e não é só pela fama dos seus oleiros.
Amantes da boa musica tiveram na Banda Réplika, na Filarmónica de Santo Aleixo, no Grupo de Dança Crytall Rússia, no duo musical Pedro e Gisela, Sons do Minho, Luz Sem Tempo, Rancho Folclórico Arvorense, Rancho do Grupo Alegre e Unido (GAU) e Academia Rithmus, os principais atractivos, que culminou no dia do encerramento, 18 de Agosto, com a actuação do Grupo AF.
Outro motivo de atracção nesta festa para além das cerimónias religiosas, do restaurante da festa, da música e do sorteio é também o fogo de artificio.
Não assisti ao sorteio e ao fogo assisti do portão de minha casa. Mas hoje pela manhã fui acordado pelo Sr. Padre Abel para me informar que tinha sido premiado com o 2º .... da capa. Santo Aleixo dá sorte.