Merecida homenagem
A nomeação de um administrador-paroquial para Santo Aleixo da Bajouca (Leiria) pôs fim à missão do Sr. Padre Abel José Silva Santos como pároco que foi ali cerca de 18 anos (08 de Dezembro de 1997-02 de Outubro de 2015). Para agradecer o bem que este sacerdote prestou e transmitiu à comunidade, esta aproveitou o dia da Imaculada Conceição para lhe render uma singela, mas muito sentida homenagem, e assim assinalar a data em que o Padre Abel entrou, como pároco, na Bajouca. Foi há dezoito anos, incompletos….
Deixa saudades, e prova disso está a adesão de toda a comunidade bajouquense e os muitos amigos e admiradores deste bondoso sacerdote, que um comentador de trabalho meu, assim retratou:” Prémio de capa.
O meu querido e estimado Padre Abel, já tem lugar garantido na minha singela galeria de notáveis. A obra feita é a do seu enorme coração. Fica-me na memória como aquele que tinha sempre uma palavra de conforto e de estímulo, perante as mais diversas e divergentes situações, que todos sabem que sempre existem. Até porque nem sempre os grandes corações são consensuais. O seu currículo de serviço fala por si e a genuinidade e a despretensão que todos lhe reconhecem, também incomodam quem não gosta de ser incomodado. "Arredado" porque a saúde não lhe é favorável, poderia no entanto manter-se por perto e porque não, ligado à Paróquia. Dizer as coisas certas, muitas vezes porque se está a ler, muitos o fazem bem, contudo "descartar", quem não precisa de ler para abrir os braços, provoca o empobrecimento de todos e amargura o coração. Desta forma, até a saúde se ressente e teima em não ajudar.
Exímio na dinâmica das Festas, multiplicando a venda de rifas aproveitando sempre o contacto para ser missionário, como disse o Caríssimo Padre "Melro", é inteiramente merecedor do prémio de capa, ou seja, de continuar a merecer a estima de nós todos. Saudações”. - Aqui está o que também é minha opinião, mas que sinceramente por cobardia não tinha coragem de dizer. Um bem haja a quem foi capaz.
Numa freguesia onde a generosidade é lema comum a todos os bajouquenses, não passa pela cabeça de ninguém que alguma vez o padre Abel fosse esquecido por uma paróquia que ele, enquanto teve saúde, serviu de corpo e alma. Como os seus vulgares paroquianos, também muitos dos seus colegas sacerdotais, quiseram associar-se à homenagem. E desses lembro os bajouquenses: frei Fernando Alberto Cabecinhas e o padre Manuel Pedrosa Melquiades, que participaram na celebração Eucarística da festa. Eucaristia que foi presidida pelo vigário-Geral da Diocese, Sr. padre Jorge Manuel Faria Guarda, e em que participou também o Sr. padre Abel e o padre David Pedrosa Gaspar.
Quem não podia faltar era o Sr. padre José Baptista que substitui o homenageado. Com o seu abraço não faltaram na homenagem os senhores padres: Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, e bajouquense muito querido; o Padre Soares, do Verbo Divino, que de Tortosendo (Covilhã) desceu à sua terra-natal, trazendo da serra meia freguesia consigo. Também o Padre Augusto Ascenso Pascoal, ainda que muito de fugida deu uma saltada à Bajouca, com um colega seu, o padre João Pereira Feliciano, para darem ao padre Abel um fraternal abraço.
Presente esteve a Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, Hilario Pereira Estrada, que como os demais oradores agradeceram e exaltaram as qualidades humanas do Sr. Padre Abel e os serviços por ele prestados à Igreja e à comunidade bajouquense.
Merecida homenagem