Gostava de saber. Uma Santa Pascoa!
O Domingo de Ramos, na freguesia de Vilar de Ferreiros, além do ritual litúrgico correspondente a esse dia, tem mais um complemento que se lhe junta, chamado a "Festa do Coração de Jesus" da qual ainda guardo memórias dos meus tempos de criança. Bem mais vivas que da eucaristia desse Domingo em que é recordada a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém e que só mais tarde tomei consciência da sua importância teológica.
Hoje, como outrora, o domingo que antecede o inicio da Semana Santa é ali festejado logo pela manhã (07:30h) com a Missa de Ramos, ramos que após ser benzidos no alpendre da capela de São Sebastião seguem depois, em cortejo, para a igreja paroquial onde o acto litúrgico tem lugar.
Ainda que muito cristã, a parte respeitante à Festa do Coração de Jesus nada tem a ver com o Domingo de Ramos, a não ser o Evangelho desse dia, como é natural. Festa de igreja que por norma é antecedida de triduo e missa festiva às 11:00h, seguida de procissão à volta da aldeia de Vilar. Dantes havia leilão de oferendas, prolongando a festa pela tarde fora. Ultimamente não se tem feito leilão, mas a festa enche a tarde com doceiros que na minha infancia não havia. Desconheço as origens desta festa aqui, porém é sabido que o culto ao Sagrado Coração de Jesus é muito antigo, embora oficialmente "em Portugal, o pedido para esta Festa é feito pela Rainha D. Maria I, em 1777, o Papa Pio VI aprova o seu pedido e nesse mesmo ano inicia-se a construção da Basílica da Estrela, em Lisboa, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Com o passar de um século depois da aprovação romana (1765), o Papa Pio IX em 23 de Agosto de 1856, estende esta Festa a toda a Igreja universal". Também em Portugal todo o mês de Junho é consagrado ao Sagrado Coração de Jesus; do porquê da minha terra festejar o Coração de Jesus ao cabo dos 5 Domingos Quaresmais, e o inicio da Semana Maior, também eu gostava de saber. Uma Santa Pascoa para todos quantos passam por este blog, os que gostam e os outros.