Gente que sabe ser agradecida!
Manhã cedo dirigi-me à Rede de Expressos, em Sete Rios, e em um dos expressos da 07h00 aí vai ele direitinho ao Altar do Mundo. Ás 08h30 hei-lo apontado à capelinha das Aparições, já então cercada por uma multidão que me impediu a aproximação daquele local que é epicentro do "fenómeno" mariano de Fátima.
Como já ontem me tinha acontecido, também aqui não consegui ver de perto Sua Santidade, mas só o prazer de ouvir a sua voz e com ele rezar na Cova da Iria valeu bem o transtorno de levantar cedo e sugeitar aos apertos da multidão.
Espectáculo impressionante, este, que animado por uma vibrante massa humana se reflecte pela espiritualidade, harmonia e cor na alma de todos nós fieis cristãos. A diversidade de línguas, de raças, de bandeiras e estandartes representativos dos mais diversos povos e regiões do globo são a prova que Fátima deixou há muito de ser um santuário de peregrinação nacional para universalmente ser o Altar do Mundo. Que o digam os nossos vizinhos espanhóis que nestas alturas suplantam tudo e todos. Temos muito que aprender com eles. Parabéns!
O facto da visita de Bento XVI se desdobrar por Lisboa, Fátima e Porto não influiu por forma a fazer diminuir o número de perigrinos na Cova da Iria, disso dá testemunho as cerca de 500.000 pessoas que esta manhã estiveram em Fátima. Ainda há muita gente que sabe ser agradecida !
Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde o Santo Padre se encontra alojado até amanhã, dia 14. Antes de partir para o Porto e depois regressar ao Vaticano. Uma boa viagem e o nosso muito obrigado por tudo quanto nos ensinou e deu a saber. Doravante vão diminuir, suponho, "Os crentes envergonhados" deste país que deve à Igreja Católica a sua origem.
Vídeo onde se vêem os peregrinos e ouve algumas palavras de D. António Marto, Bispo de Leiria/Fátima, antes do inicio da Missa de 13 de Maio
Vídeo em que se vêem os peregrinos e ouve a voz de Bento XVI que presidiu à peregrinação de 13 de Maio de 2010