Viva o Entrudo!!!Viva o Momo!!!
Não é que seja um grande apreciador das festas carnavalescas, mas sei reconhecer o labor e também apreciar a imaginação e espírito humorístico daqueles que na sua aldeia, vila ou cidade se entregam à materialização da festa. Festa que por norma, tem a duração de três dias, os que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Dias que são chamados "gordos".
O Carnaval é uma festa que "surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma". E como se sabe todas as festas eclesiásticas são calculadas em função da Páscoa, com excepção do Natal. Face ao domingo de Pascoa ocorrer no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da Primavera (no hemisfério norte) ou no equinócio de Outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Pascoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Pascoa.
É uma ocasião em que a fulia toma conta de quem se deixa envolver por ela e com mascara ou cara descoberta disfarça o peso das responsabilidades e preocupações reais do seu dia-a-dia. Dos mais diversos modos e circunstâncias o povo festeja o Entrudo, mas com realce para a gastronomia (carne de porco), musica, danças, cortejos etnográficos e critica social. Em Portugal é famoso o Carnaval de Torres Vedras e Loulé, como também o foi antes o Carnaval de Ovar.
Curioso foi quando ao pesquisar, no Google, uma foto para ilustrar este post só ter encontrado apenas uma alusiva ao Carnaval de Loulé. Todas as muitas outras que aparecem na pesquisa são brasileiras. Na era do "Magalhães" não se percebe que o nosso Carnaval surja ignorado de imagens na Google quando em Portugal reina todo o ano a macacada . Viva o Entrudo!!! Viva o Momo!!!