Do Bongo ao Huambo
Este post vou dedicá-lo ao Sr. Fernando Ferreira, mais conhecido, por touaqui42., os bloguistas com bom gosto crítico, sabem de quem se trata. Eu também, e muito mais ainda porque aquando da minha permanência por terras do Huambo me acompanhou em espírito e falou com saudade desta cidade e também de Caála que outrora muito bem conheceu. Com amor amor se paga.
Ainda mal tinha pousado no Bongo e logo passados três ou quatro dias aí estou de novo a atravessar um modesto pontão que também sobre um modesto córrego que desce dos lados do aldeamento de Sopasse é da zona importante veia arterial.
Ermida da Senhora do Monte
Interior da ermida
Era semana maior em Angola, no passado dia 20 de Março, Bento XVI visitava terra angolana, eu que no Bongo dificilmente teria missa dominical diligenciei no sentido de passar o fim de semana no Huambo. Desse fim de semana hei-de falar adiante, mas antes vou fazer um esboço do que mais me impressionou na viagem.
Acompanhava-me um distinto nativo da Vila Alegre que ao passar pela comuna de Lépi me informou que dantes se explorava ali uma famosa água de mesa; quando hoje beber água em Angola, se recomenda que só engarrafada e selada...Ó tempo volta para trás!
Depois de Lépi que ainda pertence ao municipio de Longonjo, fica Calenga, a ex-Vila Verde que os portuguses assm baptizaram. Não muito afastadas, mas esta já fica no municipio de Caála. Das feiras tradicionais de aldeia, foi a mais farta e concorrida que vi desde o Huambo até Bengela. Então produtos agricolas, e quase de graça, nunca vi, assim ! Mas tenham paciência porque destas localidades não vou mostrar imagens.
A seguir a Calenga fica a cidade de Caála, sede do municipio que ainda hoje muitos dos angolanos sem complexos conhecem por Vila de Robert Williams.Honra lhes seja feita.
Antes de descer para Caála fica num morro, à nossa direita, a Senhora do Monte, por um desvio subi até lá.
O panorama é deslumbrante e descreve-lo só um Torga ou um Eça de Queirós todos os demais só preenchem espaço...
Uma vez mais o silo...
Centro de Caála
Caála e os carros de transporte público:as carrinhas wolksvagem de 9 ou... 20 lugares.. cabe sempre mais um...
Posto médico de Caála
Ainda mais uma imagem de Cáala recolhida de jipe.
Tudo durante uma tarde para chegar ao Huambo e ali tirar uma foto ao lado de um ferrenho adepto do FCPorto, e que ficou por meu amigo, o ex-tenente da FAPLA Miguel Cavela. Um angolano que sem conhecer Portugal sabe mais da sua história que muitos dos recentes licenciados nas universidades portuguesas.