FÉRIAS NO BONGO
Ainda não disse, mas vamos a saber: a missão do Bongo corresponde ao local onde em 1924 os primeiros missionários adventistas do sétimo dia chegados a Angola se instalaram, montando ali diversas infra-estruturas de carácter social quer educacionais quer hospitalares, incluindo templo e residências para os seus quadros.
Nesta mansão que foi restaurada propositadamente para temporariamente ser ocupada pelos responsáveis do Projecto de combate à doença de Newcastle, o alemão Dr. Jan Wiesenmller (director) e portuguesa Drª. Gisela Pereira (directora - técnica), passei eu este ano parte de umas férias que foram as mais sedutoras de toda a minha vida.
O que foi um lugar desenvolvido e rico está hoje reduzido a uma pobreza extrema só porque os homens por teimosia se não entendem
Passeando pelo que foi zona ajardinada ou cultivada deparamos com imagens destas
Ou destas, na frontaria da central que gerava energia eléctrica para toda a Missão
Mas para compensar o Criador dá-nos destas maravilhas
Ou destas, como o Diogo, muito mais maravilhosas e importantes por filhos de Deus
Desta horta que o Noé mais a Saudade andam a cuidar se não me esquecer hei-de voltar a falar dela, mas não hoje.
Paredes ou muros fora da Missão já é outro mundo.... Quero dizer a uns 700m fora da Missão, precisamente no sítio dito da Pousada e da Pracinha deparamos com esta igreja católica, que merecia por parte dos cristãos e até do estado mais respeito.
Num dos passeios à volta da aldeia desloquei-me por ali até à Vila Alegre onde acompanhado pelo Sr. Félix e a Dr. Gisela fomos visitar o Regedor e Soba do sector do Bongo, Sr. Barnabé Celestino que connosco se deixou fotografar, não fosse ele tio do Sr. Fénix!
Papaias
Flora do Bongo