Luanda da Cabeça aos pés...
Como a seu tempo dei noticia, fui visitar Angola, aquele grande país que quando deixar de ser de uns tantos, para passar a ser todos os angolanos, se tornará sem dúvida na sala de visitas de toda a África Ocidental. Tem todas as condições para isso, e potencialidades económicas também lhe não faltam ! Haja vontade e bom censo político.
Mapa de Angola
Situada na Costa Ocidental do Continente Africano, ao sul do Equador, Angola estendendo-se, desde os paralelos 4º 21´ 26´´ e 18º 02´ de latitude sul e meredianos 11º 41´e 24º 05´ (gravidade). Fica compreendida entre a embocadura do Rio Zaire e a do Cunene, tendo ainda a norte do primeiro destes rios os territórios do Distrito de Cabinda que defrontam ao N. do Chiloango com a Republica do Congo Francês e ao S. e L. com a Republica do Congo. A superficie da Provincia é de 1 246 700 quilómetros quadrados.
Ocupada por Portugal durante 493 anos, desde 1482 até 11 de Novembro de 1975, Angola, quer se queira quer não, continua a fazer parte do sentir dos portugueses, mesmo daqueles que sem nunca lá terem vivido, sentem como sua, a terra e gente angolana. Comigo sempre aconteceu isso, mesmo antes desta visita ocasional. Talvez por Diogo Cão ser, como eu, transmontano ! Também por ser transmontano, calar as verdades que se não devem ocultar, está fora dos meus principios. Daí que sem querer ser maldizente terei de comentar o que a minha objectiva recolheu da varanda dum prédio de 16º andar, e sem elevador....
Não é pera doce para quem diariamente, e por mais que uma vez ao dia, tem que subir tanta escada e carregando com as "compras" ao lombo, à cabeça ou à mão. Do mesmo modo o espectáculo da pouca ou nenhuma hegiene urbanistica da cidade também deixa muito a desejar. Aqui, o espaço à volta do ex-Liceu Salvador Correia de Sá é disso exemplo. Ora reparem comigo lá do alto, e vejam Luanda da cabeça aos pés:
Ex-Liceu Salvador C. de Sá.
Área envolvente ao ex-liceu S. Correia de Sá
Um aspecto da cidade, onde como pano de fundo
entre as duas torres, morre o Palácio da Presidência e a Sé
de Luanda
O meu distino não era Luanda, dai que só por amabilidade de quem me acolheu fiquei a conhecer um pouco da cidade e um dos lugares que em primeiro visitei, foi o Bairro e a esplanada Miramar, que está para Luanda, como o Restelo ou a Lapa estão para Lisboa. Dali admirei além da esplada, com restaurante e um écran gigante, o seu miradouro sobre o porto e a Ilha do Cabo, lá ao fundo.
Plateia
écran gigante
Miradouro, ao fundo a Ilha do Cabo
Miradouro, com a Ilha do Cabo lá ao fundo, e a triste imagem
duma Luanda enferrujada....