Novo Horizonte - 50 anos de vida!
Instalações do famoso Colégio Planalto - Lumiar
O Novo Horizonte é uma associação de cultura e desporto, que nasceu por iniciativa de um grupo de jovens da década de cinquenta, preocupado com a formação física e cultural dos seus elementos, e a de todos os amigos e concidadãos, sobretudo daqueles que habitam no bairro onde está sediado
Da sua história e fundação alguém, com conhecimento de causa, resumiu assim : " Era uma vez há cinquenta anos...um grupo de rapazes, que gostava de ar puro e de olhar franco , decide à volta de uma mesa do famoso, e já extinto, Café Martinho fundar um club. Era o princípio, era o sonho, jogava-se futebol, organizavam-se acampamentos, passeios e actividades culturais". Tal e qual como hoje se procura fazer ali
Esta Associação que, com o nome de Grupo Desportivo Olímpico, nasceu a 1 de Novembro de 1958, antes de se fixar na Av. Gomes Pereira, 71-1ºDtº (Benfica), teve sede temporariamente na Rua Latino Coelho e depois nas ruas Oliveira Ramos e Gomes Freire. Em todos estes sítios deixou boa semente e resultados positivos que mais tarde resplandeceram no comportamento social de todos aqueles que já beneficiaram, dos que beneficiam e dos que ainda hão-de beneficiar das actividades e propostas de formação integral que o Novo Horizonte disponibiliza.
O quinquagésimo aniversário da prestigiada Associação de Cultura e Recreio Novo Horizonte culminou no sábado, dia 1, preenchido com um aliciante programa que constou de: Missa às 12h00, no Oratório de S. Josemaria, pelas almas dos associados falecidos; depois no Colégio Planalto, em Telheiras, com recepção aos convidados, às 15h30 ; às 16h00, as boas-vindas e uma sítese da actividade desenvolvida, pelo Presedente da Direcção; às 16h15, colóquio sobre " Ambiente familiar: autoridade e obediência", orientado pelos engºs. António e Maria de Fátima Carioca, do Cenofa; às 17h15, momento de música clássica, interpretada por um quarteto de cantares e orgão; às 17h45 distribuição dos prémios do "rally-paper" e às 18h00 encerramento com um Porto de honra.
De realçar que durante o ano comemorativo além da tradicional Peregrinação a Fátima, no mês de Maio, e do Magusto, em Novembro, o Novo Horizonte entre outras actividades promoveu uma visita guiada ao alqueduto das Águas Livres e uma visita ao Castelo de Almorol, e como coroa de glória, no dia 1 de Dezembro de 2007, a sede foi dotada com um oratório que o respectivo capelão da colectividade, Padre Nuno Romão, nesse dia inaugurou às 12h00. Como associado que dessa colectividdade sou, engendrei a seu tempo, os versos que segue:
NOVO HORIZONTE
(50 Anos)
Meio século aí vem,
Não demora a festejar,
Como "estrela" de Belém
Veio a Benfica parar!
Na Av. Gomes Pereira,
Pertinho da Estação,
O Novo Horizonte reina
De alma e coração!
No desporto e cultura,
Aos jovens dá formação,
Quem ali vai em aventura,
Já não sai, por sedução!
Eu que já maduro entrei,
Neste meu Novo Horizonte,
Três décadas já lá gastei,
Que me parecem foi ontem!
Por isso te felicito,
Pelo muito que de bom tens,
E neste jubileu bonito
Te dou os meus parabéns!
Lx, 2007
José Augusto
Jovens... de há 50 à espera dos convidados e parceiros...
Mesa da Presidência: H. Fernandes, pres. da Assembleia
Geral; C.A. Lopes, pres. da Direcção, e B. Cordeiro, Secretário
Tudo muito atento
momento musical
distribuição de prémios do rally-paper
de taça em punho
o vencedor
cavaquira animada
afinar da maquina
parabéns a você.....
E a coversa continua....