2 de Out. de 1928
Numa das muitas visitas de São
Josemaria a Fátima, aqui pode
ver-se à sua direita o padre Dr. Nuno
Girão, que foi um dos primeiros
sacerdotes portugueses do Opus Dei
Fez hoje 80 anos que por inspiração divina o então jovem sacerdote Josemaria Escrivá de Balaguer fundou, em Madrid, o Opus Dei, abrindo assim aos fieis um novo caminho de santificação no meio do mundo, através do exercício do trabalho profissional quotidiano e no cumprimento dos deveres pessoais e sociais, sendo assim fermento de intensa vida cristã em todos os ambientes.
Natural Barbastro (Espanha), onde nasceu a 9 de Janeiro de 1902, São Josemaria Escrivá faleceu em Roma, a 26 de Junho de 1975. O seu corpo repousa na igreja Prelatícia de Santa Maria da Paz - Rua Bruno Buozzi 75 Roma - acompanhado continuamente pela oração e o agradecimento das suas filhas e filhos e de inúmeras pessoas que se aproximam de Deus atraídas pelo exemplo e ensinamentos do Fundador do Opus Dei. Que foi beatificado a 17 de Maio de 1992, e a seguir canonizado, em 6 de Outubro de 2002.
Grande devoto de NS de Fátima e amigo de Portugal, foi a instâncias da irmã Lúcia que pela primeira vez visitou a terra de Santa Maria, em Fevereiro de 1945. E não tardou que também a primeira semente da Obra fosse lançada em Coimbra e daí começasse a irradiar para outras cidades, vilas e aldeias portuguesas.
Para assinalar a data foi celebrada Missa no Oratório de São Josemaria, em Lisboa, presidida por Monsenhor Rafael Espírito Santo, vigário regional do Opus Dei; e o mesmo sucedeu na igreja da Trindade, no Porto, tendo presidido o bispo da diocese, D. Manuel Clemente. Tudo em dia dos Santos Anjos da Guarda!