É Cristo Vivo que passa!
Corpus Christi
No próximo dia 22 é a Festa do Corpo de Deus, feriado e dia santo em Portugal que se assinala com Celebração Eucarística e Procissão com o Santíssimo Sacramento em todas as nossas capitais de Diocese.
Desde o século XIII que a Igreja entendeu que o amor do povo cristão a esta presença real de Jesus deveria ser reafirmado ainda mais uma vez no decorrer do ano litúrgico, instituindo para isso a Festa do Corpus Christi.
A partir do século XV, em Lisboa a procissão tornou-se uma grandiosa manifestação de povo. É necessário continuar a caminhar "partindo" de Cristo, ou seja da Eucaristia. "Comer este pão é comunicar,é entrar em comunhão com a pessoa do Senhor vivo", afirma o Papa Bento XVI. Caminharemos com generosidade e coragem, dispostos a ser fermento da comunhão e decididos a servir todos, sobretudo os mais pobres.
Depois de vários anos de interrupção, o Cardeal D. António Ribeiro voltou a restaurar a Procissão do Corpo de Deus e em 2003 esta volta a percorrer as ruas da Baixa onde outrora se realizava. Assim, no próximo dia 22, a cidade de Lisboa vai uma vez mais ter Cristo vivo a percorrer o coração da cidade, em Procissão que terá inicio ás 16h30 da Sé Patriarcal para a Pç. do Município, onde com a Bênção do Santíssimo Sacramento termina às 18h00.
O percurso será: Largo da Sé, Rua de Santo António à Sé, Largo da Madalena, Rua da Conceição, Rua da Prata, Pç. da Figueira, Rua Betesga, Rossio, Rua do Ouro, Rua do Arsenal e Pç. do Município. É Cristo vivo que passa!