Visita Ad Limina Apostolorum
D. Joaquim
O bispo de Vila Real, D. Joaquim Gonçalves, continua hospitalizado vítima de uma debilidade cardíaca que se registou no passado dia 16 de Outubro, faz hoje precisamente um mês. Figura que toda a Diocese muito estima e respeita não tem por isso faltado as orações pela vida e saúde de tão dilecto pastor.
Face a este contratempo que já em Setembro, em noticia à volta das bodas de ouro sacerdotais do pároco de Vilar Ferreiros, fiz referência, chegou-se ao momento da Visita Ad Limina Apotolorum e com muita mágoa de Dom Joaquim e também de todos os seus fieis diocesanos não pode acompanhar os seus pares no episcopado a Roma e ao Vaticano.
Esta Visita Ad Limina Apostolorum que, decorreu entre os dias 2 e 13 deste mês, é o nome que se dá à visita que de cinco em cinco anos os bispos portugueses das 20 dioceses e do Ordinariato Castrense fazem ao túmulo dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e ao Sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI.
Vamos pedir a Deus por intercessão de Nossa Senhora da Graça, de quem Dom Joaquim é fervoroso devoto, para que daqui a cinco anos, já refeito da saúde, que lhe desejamos, integre a próxima Visita Ad Limina Apostolorum.
As vossas melhoras, Excelência Reverendíssima.
Nossa Senhora da Graça
(Imagem Antiga)