património alfacinha
Os galifões aí andam já , como abutres! Arranjaram um Santana e um Carmona para servir de vítima e vai de tentar a sorte... E não há quem ponha cobro nesta canalha que descaradamente anda a gozar com os Portugueses, agora mais em concreto com o povo de Lisboa. Cambada de chulos que nem trabalham nem deixam trabalhar. E tudo em nome dos partidos que se dizem defender a democracia e os interesses do povo. A gastar milhões com eleições intercalares.
Vamos deixa-los, à volta da carcaça... e entretanto recordar que a freguesia de Santa Maria de Belém ao ser desanexada da de Nossa Senhora da Ajuda, em em 1833, se tornou passado pouco em extenso e notável concelho que durou entre Setembro de 1852 e Junho de 1885, e do qual Alexandre Herculano foi o primeiro presidente. Dele faziam parte as freguesias de N.S. da Ajuda, Sta. Maria de Belém, parte das de Alcântara, Santa Isabel e São Sebastião da Pedreira, e ainda as freguesias de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, São Lourenço de Carnide e o Menino Jesus de Odivelas.
Testemunhos desse passado histórico ainda há pouco os encontrei, ainda que mal cuidados como é timbre no património alfacinha.
Na face norte do fontenário aqui em destaque, ainda se pode ler:
Câmara Municipal
de
Belem
1857
Fontenário
Carnide - Estrada da Correia, junto à igreja de São Lourenço