Senhora da Saúde
Regresso da Procissão
Já lá vão 437 anos que o povo de Lisboa cultua publicamente Nª Sª da Saúde. A primeira vez foi a 20 de Abril de 1570. Então para pedir a intervenção da Virgem contra os efeitos da peste que nessa ocasião estavam a dizimar a população da cidade.
Certamente que a intervenção divina se fez notar, pois a partir daí a primitiva capelinha de São Sebastião no actual Lg. Martim Moniz, passou a merecer um particular carinho por parte dos lisboetas, a ponto de em 1661 lhe mudarem o nome para: capelinha de Nossa Senhora da Saúde.
A Procissão da Senhora da Saúde que nos primeiros tempos saía da sua ermida da Mouraria, para passar pela igreja da Madalena, Sé e no regresso por São Domingos, hoje o seu trajecto tem sido encurtado de modo a não congestionar o transito da cidade. Mas continua com a Procissão do Corpo de Deus a ser uma das maiores manifestações de fé e religiosidade do povo alfacinha. Este ano, e no dia de hoje, as cerimónias foram presididas por D. Januário, bispo das Forças Armadas. E como é tradição com a presença da 1ª Dama de Portugal, neste caso a Dra. Maria Cavaco Silva.
Martim Moniz- fim das cerimónias