1º DOMINGO DE SETEMBRO, DIA UM.
Como é tradição mais uma vez a grande peregrinação de Nossa Senhora da Graça no alto do Monte Farinha vai ser presidida pelo bispo diocesano, agora D. António Augusto Azevedo, que no dia 30 de Junho tomou posse da diocese de Vila Real. Pede o santo Padre Francisco para os cristãos serem muito marianos, e assim sendo, logo o santuário de Nossa Senhora da Graça espera por um carinho especial, que corresponda a esse apelo papal. D. António deve inteirar-se das carências que afetam o normal dia-a-dia desse sagrado espaço,
e aconselhar para que se mantenha em pleno funcionamento todas as estruturas existentes e que deram origem ao empenho e labor de um D. Joaquim Gonçalves, então apoiado na dedicação e zelo de um saudoso Padre Manuel Joaquim Correia Guedes. Depois interessar-se por conhecer o património da paróquia de São Pedro de Vilar de Ferreiros, e sem esquecer uma residência paroquial que se encontra vazia….
E vamos à Peregrinação: O dia este ano é logo no inicio do mês, domingo, dia um de Setembro. Como no dia 10 de Agosto, também agora por razão mais nobre, são os peregrinos da Rainha dos Apóstolos a fazer a escalada da “montanha sagrada”, que dá também pelo nome de Monte Farinha ou “Iteiro da Senhora”, como primeiro aprendi. Preside, como se disse D. António Azevedo. O programa começa às 08h00, com Confissões. Às 10h15, sai do Largo de Santiago, a Procissão e recitação do Terço, com destino ao cimo do Monte, onde no 2º Adro será celebrada a solene Eucaristia. A Rádio Regional de Basto fará a transmissão das cerimónias, e a GNR de Mondim de Basto se encarrega de orientar o transito e manter a ordem. Termina com a procissão do adeus a Nossa Senhora da Graça, por volta das 13h00.