Como se gasta a matar.
Em atenção a dois visitantes deste blog, que me pediram para o fazer, vou transcrever na integra o que acerca do aborto, vem publicado na edição do Metro do passado dia 4. Ora aí vai:
<Referendo vai custar dez milhões de euros/ Tempos de antena sobre o aborto valem 40 por cento do orçamento eleitoral
O Referendo à depenalização da interrupção voluntáriia da gravidez , a realizar no próximo dia 11 de Fevereiro, vai custar cerca de dez milhões de euros , revelou ontem Jorge Miguéis, director do secretariado Técnico dos Assuntos Para o Processo Eleitoral (STAPE).
"Este é um valor indicativo e é normal num acto eleitoral deste tipo. Se pudermos gastar menos, gastamos", disse o mesmo responsável à agência Lusa.
Quatro milhões de euros deverão ser gastos no pagamento aos membros das mesas de voto e outro tanto será destinado a suprir as despesas com os vários tempos de antenas dos movimentos cívicos e dos partidos políticos, a favor ou contra, que vão participar no referendo, acrescentou ainda Jorge Miguéis.
Pagamento aos cidadões
A fatia de orçamento destinada aos cidadãos que compõem as mesas de voto é significcativa e justifica-se pelas dificuldades crescentes do STAPE em encontrar o número suficiente de pessoas para todas as assembleias de voto.
De acordo com a Lei Orgânica do Regime do Referendo - e depois dos muitos problemas na constituição de mesas nas consultas realizadas em 1998 (versaram o aborto e a regionalização) - cada membro destes organismos, que funcionam apenas no dia do escrutínio, tem direito a receber do Estado 71,65 euros.
O STAPE prevê igualmente que os restantes dois milhões de euros serão gastos noutro tipo de despesas, como por exemplo a impressão dos boletins de voto.
Convocada pelo Presidente da Republica, Cavaco Silva, no passado dia 29 de Novembro, a segunda consulta sobre a despenalização do aborto tem campanha eleitoral marcada entre os dias 30 de Janeiro e 9 de Fevereiro. Metro.> - Neste lapso vamos ter ocasião de ver também quem é a favor ou contra no processo Casa Pia...